O antigos aquedutos do deserto de Nazca

Pontilhando a paisagem através dos vales secos do sul do Peru, perto da cidade de Nazca, uma área famosa pelas linhas de Nazca misteriosas, possui grandes buracos em espiral feitos com pedras, que levam a uma rede subterrânea de antigos aquedutos. Estes aquedutos fazem parte de um sofisticado sistema hidráulico contendo trincheiras, túneis e poços – construídos pelas mesmas pessoas que criaram os geoglifos de Nazca. Muitos deles ainda são usadas pelos habitantes do vale.

puquios-peru-22

A parte mais visível do sistema são as espirais, buracos em forma de funil chamados ojos. Na superfície do chão, a abertura dos ojos cónicas pode ser tão grande como 15 metros. No fundo eles são cerca de um metro ou dois de diâmetro. Além de fornecer acesso à água nos túneis, que também serviu como entradas para os túneis de limpeza e manutenção, uma tarefa que continua até os dias atuais. Os poços também permitem vento para dentro dos canais e forçam a água através do sistema.

puquios-peru-36

A extremidade inferior do sistema Puquio consiste em valas abertas que emergem dos túneis que permitem o acesso público à água para beber, tomar banho e lavar roupas, bem como um meio para canalizá-la para fins agrícolas. Estas trincheiras ou aquedutos são em forma de V, e muitas vezes revestidas com pedras para evitar que o solo de entrem em colapso. Algumas destas trincheiras são tão largas quanto os 10 metros no topo, e contando que um km de comprimento. Muitas das trincheiras abertas em pequenos reservatórios vazios que servem como cavidades e como pontos de distribuição.

puquios-peru-56

A existência e finalidade desses aquedutos foram conhecidas por arqueólogos por um longo tempo, mas sua idade tem sido um mistério. Porque estes poços foram feitos a partir dos mesmos materiais que o terreno circundante, é impossível ter a data de carbono deles.

puquios-peru-62

Puquios apareceram pela primeira vez em textos históricos em 1605 nos escritos de um padre católico espanhol, que alguns acreditam é uma indicação de que esses aquedutos e poços foram construídos pelos espanhóis. Mas não há nenhuma evidência de textos em espanhol para suportar isso. Alguns arqueólogos acreditam que os aquedutos foram construídos por pessoas pré-colombianas cerca de 540 CE em resposta a duas secas prolongadas durante esse tempo. Mas não há nenhuma evidência histórica para suportar isto. Não há menção na história sobre sua construção ou presença tanto após e antes da conquista espanhola do território. Os aquedutos talvez tão antigas como 3.000 anos ou tão recentes como 1.250 anos.

 

puquios-peru-72

puquios-peru-82

puquios-peru-92

puquios-peru-102

O antigos aquedutos do deserto de Nazca
5 (100%) 1 voto

Deixe uma resposta